Linha do Tempo Nerd – um pouco mais completa


14 bilhões de anos atrás (aproximadamente, ou 13,7 bilhões segundo algumas fontes) – Big Bang, a explosão inicial que desencadeou a formação do Universo, tal como o conhecemos hoje.

13 bilhões de anos atrás – Formação das primeiras Galáxias.

4,5 a 4,7 bilhões de anos atrás – Formação do nosso bom e velho Sistema Solar, incluindo o planeta Terra.

4,4 a 4,5 bilhões de anos atrás (estima-se de 30 a 50 milhões de anos após a formação do Sistema Solar) – Formação da Lua, que seria fundamental para o estabelecimento na Terra de condições climáticas capazes de suportar a existência de vida.

3,7 a 3,8 bilhões de anos atrás – Solidificação da crosta terrestre. Finalmente as coisas começam a fica mais palpáveis.

3,5 a 3,8 bilhões de anos atrás – Formação da atmosfera terrestre, condensação de água da atmosfera, formando os oceanos, para futura alegria dos surfistas.

3,5 bilhões de anos atrás – Aparecimento da primeira forma de vida simples na Terra (bactérias, nossas tataravós monocelulares anucleadas).

2,8 a 3,5 bilhões de anos atrás – Início do processo de fotossíntese nos oceanos. Hora de dar uma oxigenada nas idéias.

2,4 a 2,6 bilhões de anos atrás – O aumento da concentração de oxigênio na atmosfera inicia a oxidação de ferro na crosta terrestre, que seria fundamental para o desenvolvimento da respiração celular aeróbica. E a resposta para os engraçadinhos de plantão é não, as células não resolveram fazer ginástica, nem naquela época, nem hoje em dia. Apenas passaram a utilizar o oxigênio para receber os elétrons resultantes da quebra de moléculas orgânicas no processo de respiração celular (que cria moléculas de ATP para armazenar energia, que nós, bilhões de anos depois, podemos consumir fazendo ginástica – naaah, pensando bem, melhor gastar minha preciosa energia sentado no sofá, assistindo de novo aquele episódio clássico de Star Trek).

2,7 bilhões de anos atrás – Início da primeira grande era glacial. Isso é que foi entrar numa fria.

2,3 bilhões de anos atrás – Fim da primeira grande era glacial.

1,5 a 1,9 bilhões de anos atrás – Surgimento de organismos celulares eucarióticos (monocelulares, sim, mas com núcleo e com muito orgulho!).

850 milhões de anos atrás – Início da segunda (e mais severa) grande era glacial.

650 milhões de anos atrás – Aparecimento das primeiras formas de vida complexas (organismos multicelulares) na Terra.

635 milhões de anos atrás – Fim da segunda grande era glacial.

530 milhões de anos atrás – Ocorre a “explosão Cambriana”, como ficou conhecido o período em que ocorreu o surgimento de um grande número de formas de vida complexas na Terra. Grande parte delas muito, muito esquisitas, até pelos padrões atuais, mas que eventualmente viraram uns fósseis bem bacanas.

460 milhões de anos atrás – Início da terceira era glacial.

450 milhões de anos atrás – Aparecimento dos primeiros animais vertebrados, ainda vivendo nos oceanos. Como diríamos centenas de milhões de anos depois, são os “ossos do ofício”.

430 milhões de anos atrás – Fim da terceira era glacial. A vida começa a se desenvolver também fora dos oceanos, com o surgimento dos primeiros vegetais terrestres. Os animais terrestres viriam a seguir, começando pelos insetos, seguido nos próximos 100 milhões de anos pelos vertebrados. Finalmente a vida começa a migrar da água para a terra, mas infelizmente, a toalha, esse acessório intergaláctico primordial, só seria inventada muito tempo depois.

250 milhões de anos atrás – A grande extinção do período Permiano. Esse foi o mais severo evento de extinção de espécies ocorrido na história da Terra, com a perda de aproximadamente 95% de todas as espécies marinhas, 70% dos vertebrados terrestres, e 83% dos gêneros de insetos. Embora haja controvérsia sobre as causas, o certo é que alguma coisa deu muito, muito errado. O que, afinal, não é nenhuma surpresa (vide a Lei de Murphy).

230 milhões de anos atrás – Dinossauros! Nossos simpáticos (e perigosos) lagartões favoritos surgiram no período Triássico, e reinaram na Terra por muito tempo.

200 milhões de anos atrás – Surgimento dos mamíferos. A partir daí, surgiu a necessidade de ter alguém “ralando” para garantir o leitinho das crianças.

65 milhões de anos atrás – Bye, bye, dinossauros! Uma extinção em massa das espécies animais e vegetais poupou apenas as espécies capazes de se adaptar a uma dieta bastante reduzida. A causa mais provável desse evento catastrófico foi o impacto de um ou vários asteróides, possivelmente combinado com um aumento de atividade vulcânica. O resultado teria sido um bloqueio na incidência da luz solar sobre o planeta, causando uma redução drástica dos níveis de fotossíntese, e rompendo completamente o equilíbrio do ecossistema terrestre. Com a oferta de alimentos drasticamente reduzida, poucos conseguiram sobreviver, e, voilá! Os mamíferos herdaram o grande spa Cenozóico em que se transformou a Terra.

2,5 milhões de anos atrás – Surgimento do gênero Homo (OK, nada de risadinhas, estamos falando dos nossos mais antigos ancestrais humanos, ou possivelmente de alguém que ainda hoje poderia perfeitamente passar despercebido no meio de uma típica torcida em qualquer estádio de futebol), sendo o Homo habilis provavelmente a primeira espécie desse gênero.

195 mil anos atrás – Data da mais antiga evidência (fóssil) do surgimento do Homo sapiens. Algumas fontes afirmam, entretanto, que o mais antigo fóssil de um homem “moderno” tem apenas 130 mil anos. Embora eu às vezes tenha a impressão que há algumas pessoas apresentando certos programas de televisão há muito mais tempo do que isso.

110 mil anos atrás – Início da última era glacial.

10.000 AC – Coincidindo com o fim da era glacial mais recente, surgem os primeiros indícios do que podemos chamar de civilização. O Homo sapiens já vive em grupos, faz desenhos de cenas de caça e guerra (grande surpresa!) e eventos religiosos primitivos, conta histórias, e aprende a usar o fogo para criar ferramentas metálicas e utensílios de cerâmica (os primeiros “avós” dos gadgets modernos).

6.000 AC – Surgimento da escrita na Suméria. Daí, foi só um pulinho até inventarem os blogs.

2.700 AC – Surgimento do primeiro ábaco, na Suméria. Representava sucessivas ordens de grandeza de números em base sexagesimal (para quem tem dificuldade em pensar em números fora da base decimal, é algo parecido com a representação do tempo em segundos, minutos e horas), que surgiu na Suméria e foi posteriormente usada pelos Babilônios. Como gadget, era certamente bem menos prático do que uma calculadora moderna, mas vale pelo pioneirismo.

551 AC – Nascimento do filósofo Confúcio. Seu aniversário é celebrado com feriado nacional em Taiwan.

469 AC – Nasce o filósofo grego Sócrates.

428 AC – Nasce o filósofo grego Platão, um teórico fundamental na vida do nerd típico.

0 (2010 anos antes da publicação da primeira edição desta Enciclonérdia) – Início da era Cristã, a partir da data estimada para o nascimento de Cristo.

Início do século XVIII – Suposta época da invenção da toalha turca, mãe da toalha moderna (o mais importante acessório de que um mochileiro/caroneiro interestelar pode precisar), em Bursa, Turquia. Algumas fontes afirmam, entretanto, que a invenção da toalha Turca ocorreu no século XV, em Babadag, sul da Turquia. Mas é consenso que a tecnologia usada na confecção da toalha turca é derivada das técnicas usadas pelos tapeceiros turcos da época, e que ninguém deveria sair de casa para viajar pela galáxia sem uma versão moderna dessa toalha.

1440 – Invenção da prensa de tipos móveis, por Johannes Gensfleisch zur Laden zum Gutenberg – é, Gutenberg, o próprio; um cara cuja invenção revolucionou a produção e permitiu a popularização dos livros no mundo inteiro, certamente merece ter o nome todo impresso.

1452 – Nascimento, em 15/04, de Leonardo da Vinci, que apesar de ter seu conhecimento disperso por múltiplas áreas, foi um dos maiores nerds da história.

1564 – Nascimento de Galileo Galilei, considerado o pai da ciência Moderna, em 15/02.

1614 – Invenção do logaritmo, por John Napier, Barão de Merchiston, Escócia. Os logaritmos permitiram simplificar a multiplicação e a divisão, transformando-as em operações mais simples de adição e subtração (desde que você carregasse no bolso uma tabela logarítmica, um item bastante popular antes da invenção da calculadora moderna).

1637 – O Filósofo Francês René Descartes publica um estudo com sua famosa frase Je pense donc je suis, que voltaria a utilizar em livro, desta vez em latim (Cogito ergo sum) em 1644. Penso, logo, existo.

1643 – Nasce Sir Isaac Newton, pai da mecânica clássica.

1840 – Henry Christy traz para a Inglaterra toalhas turcas, marcando o descobrimento da toalha moderna pelo Ocidente. Não há registro de que ele tenha viajado com suas toalhas para fora do planeta, nem de quando a toalha moderna se tornou um acessório indispensável para mochileiros interestelares, até esse fato ser mencionado em 1978 por Douglas Adams.

1859 – Charles Darwin publica o livro “A Origem das Espécies”, divulgando pela primeira vez a teoria da evolução através da seleção natural.

1865 – Gregor Johann Mendel publica um estudo que lançou a base da genética clássica.

1869 – O DNA é isolado pela primeira vez, pelo cientista suíço Friedrich Miescher.

1879 – Nascimento (em 14/03) de Albert Einstein.

1888 – Primeiro experimento de transmissão e recepção de ondas de rádio, feito por Heinrich Hertz.

1895 – Primeira transmissão de sinais de rádio a “longa” distância (1,5 km), por Guglielmo Marconi, considerado o “pai” do rádio.

1905 – Albert Einstein publica um artigo introduzindo a Teoria da Relatividade, e desde então, E = mc2.

1927 – Philo Farnsworth cria o primeiro sistema de televisão totalmente eletrônico, tornando-se o “pai” da televisão moderna.

1936 – Alan Turing desenvolve o conceito da “máquina de Turing”, um dispositivo abstrato capaz de simular a lógica de um algoritmo.

1941 – O Engenheiro alemão Konrad Zuse cria o Z3, o primeiro computador eletro-mecânico.

1946 – O Laboratório de Pesquisa Balística do Exército Norte-Americano desenvolve o ENIAC, considerado o primeiro computador eletrônico de uso geral.

1947 – A Bell Telephone Laboratories desenvolve o primeiro transistor.

1949 – Fred Hoyle (astrônomo e escritor de ficção científica inglês) cunhou o termo “Big Bang” durante uma transmissão de radio (embora ele mesmo não acreditasse na teoria).

1951 – A palavra nerd passa a ser utilizada popularmente para identificar as pessoas que futuramente virão a dominar o mundo.

1953 – James D. Watson e Francis Crick publicam um artigo na revista científica Nature mostrando pela primeira vez o modelo de estrutura molecular em hélice dupla do DNA.

1957 – A União Soviética lança o Sputnik, o primeiro satélite artificial da Terra.

1958 – Em resposta ao lançamento do Sputnik, os Estados Unidos criam em fevereiro a Advanced Research Projects Agency (ARPA) com a missão de reconduzir o país à liderança tecnológica mundial.

1958 – Jack Kilby da Texas Instruments, e Robert Noyce, da Fairchild Semiconductor, trabalhando de forma separada e independente, anunciam, com poucos meses de diferença, a invenção do circuito integrado, componente essencial de todos os aparelhos eletrônicos modernos, e considerado por muitos a mais importante invenção do século XX.

1965 – Gordon Moore publica um artigo afirmando que, com o avanço da tecnologia, o número de componentes (transistores) que pode ser colocado em um circuito integrado deve dobrar aproximadamente a cada dois anos. Essa afirmação viria a ser conhecida como a “Lei de Moore”.

1966 – Estréia na TV americana o seriado Jornada nas Estrelas (Star Trek), criado e produzido por Gene Roddenberry.

1968 – Gordon Moore e Robert Noyce fundam (em 18/07) a Intel (Integrated Electronics Corporation).

1969 – Em 20/07, o homem pisa pela primeira vez na superfície da Lua.

1969 – Desenvolvimento da versão original do sistema operacional Unix, o mais bem sucedido S.O. em toda a história do computador (tecnicamente, pelo menos – sorry, fãs de Bill Gates e da Microsoft, mas essa é a verdade incontestável para qualquer um que realmente entenda alguma coisa de computadores). O Unix foi criado por um grupo da AT&T, então parte da Bell Telephone Laboratories, que incluia Ken Thompson, Dennis Ritchie, Brian Kernighan, Douglas McIlroy, and Joe Ossanna (detalhe: Dennis Ritchie é também o pai da linguagem de programação C, também desenvolvida na Bell Labs para uso com o sistema Unix).

1969 – Em 19/10, os dois primeiros nós do que viria ser a ARPANET (Advanced Research Projects Agency Network), são conectados entre si na Califórnia. A ARPANET foi a primeira rede operacional de troca de pacotes de dados do mundo, e a precursora da Internet.

1972 – Desenvolvida a linguagem de programação C, a linguagem mais popular entre desenvolvedores de software básico, por Dennis Ritchie, na Bell Telephone Laboratories.

1975 – Bill Gates e Paul Allen fundam a Microsoft, em 04/04.

1976 – Steve Jobs, Steve Wozniak, e Ronald Wayne fundam em 1/4 a Apple Computer Inc.

1977 – Estréia no cinema (em 25/5) o filme Star Wars (Episode IV – A New Hope), escrito e dirigido por George Lucas.

1978 – Estréia em rádio na BBC da Inglaterra a série “The Hitchhiker's Guide to the Galaxy” (O Guia do Mochileiro da Galáxia), criada por Douglas Adams.

1980 – Estréia no cinema (em 21/05) o filme The Empire Strikes Back (Episode V), escrito e dirigido por George Lucas.

1981 – A Microsoft adquire o sistema operacional que viria a ser conhecido como MS-DOS, e que se tornaria sistema padrão do IBM-PC.

1981 – Em 12/08, a IBM introduz no mercado o IBM-PC.

1983 – Estréia no cinema (em 25/05) o filme “Return of the Jedi” (Episode VI), escrito e dirigido por George Lucas.

1984 – A Apple lança o Macintosh, o primeiro computador pessoal a usar imagens, em vez de texto, como interface com o usuário. Nascia o Mac.

1985 – Depois de deixar a Apple, Steve Jobs funda a NeXT, empresa de computadores que viria a fabricar a máquina que seria usada como o primeiro servidor web da história.

1985 – A Microsoft lança o Windows, que eventualmente viria dominar o mercado de sistemas para computadores pessoais.

1987 – Estréia do seriado “Star Trek: The Next Generation”.

1989 – O físico inglês Tim Berners-Lee propõe o conceito do que viria a ser a World Wide Web.

1990 - A Microsoft lança, em 22/05, o Windows 3.0.

1996 – Nasce (em 05/07) o primeiro mamífero clonado a partir de uma célula somática adulta, a ovelha Dolly.

1997 – Steve Jobs volta a ser o CEO da Apple, que havia completado a compra da NeXT.

1999 – Estréia no cinema (em 19/05) o filme “Star Wars: Episode I – The Phantom Menace”, escrito e dirigido por George Lucas.

1999 – A Apple coloca no mercado um servidor com o sistema operacional Mac OS X Server 1.0, seu primeiro servidor Unix.

2001 – A Apple coloca no mercado os primeiros computadores pessoais da linha Macintosh com o sistema Mac OS X 10.0.

2002 – Estréia no cinema (em 16/05) o filme “Star Wars: Episode II – Attack of the Clones”, escrito e dirigido por George Lucas.

2005 – Estréia no cinema (em 19/05) o filme “Star Wars: Episode III – Revenge of the Sith”, escrito e dirigido por George Lucas.

2007 – Estréia do seriado “The Big Bang Theory”.

2008 – Teste inicial (em 10/09) do LHC (Large Hadron Colider,) o maior acelerador de partículas construído até então.

2013 – É anunciada (em 14/03, aniversário de Einstein) a confirmação empírica provisória da existência do Bóson de Higgs.